OFTALMOLOGISTA CIRURGIÃ PLÁSTICA OCULAR
A Dra. Patrícia Moura Rocha tem 15 anos de experiência e é referência em Blefaroplastia no Brasil.
O QUE É A BLEFAROPLASTIA?
CIRURGIA PLÁSTICA DE PÁLPEBRAS que visa melhorar o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando as bolsas de gordura, rugas e flacidez, trazendo assim o rejuvenescimento da região ao redor dos olhos, contribuindo para um olhar mais atraente e descansado.
Podendo ser feita com técnica transcutânea (através de corte na pele) ou transconjuntival (por via interna – conjuntival). Pode ser realizada tanto na pálpebra superior e inferior, dependendo das indicações médica associadas às queixas e individualidade de cada paciente.
COMO A CIRURGIA É REALIZADA?
Sendo realizada em caráter ambulatorial, ou seja, em ambiente hospitalar ou em clínica especializada, com a alta do paciente no mesmo dia.
Primeiramente, são feitas marcações detalhadas nas pálpebras a fim de mensurar de forma segura quanto de pele e gordura precisarão ser removidas.
Nas pálpebras superiores, as incisões e suturas são feitas de forma extremamente delicada, deixando as cicatrizes totalmente escondidas com o paciente de olhos abertos, já nas pálpebras inferiores, a incisão é feita próximo à implantação dos cílios, o que também torna o corte totalmente sutil.
O tempo de duração do procedimento cirúrgico pode variar de acordo com cada paciente, porém a duração média é de uma hora e meia à duas horas.
Ao final da cirurgia são colocados gazes molhadas com soro fisiológico gelado sobre os olhos, a fim de minimizar o edema já esperado pós cirurgia.
TIPO DE ANESTESIA?
A anestesia é local com sedação, e a cirurgia é feita sob o acompanhamento minucioso de um médico anestesista, que realiza toda a monitorização necessária durante o procedimento, garantindo o conforto e a segurança ao paciente.
COMO SE PREPARAR PARA A CIRURGIA?
Nas consultas que antecedem a cirurgia o paciente deve expor todas as suas expectativas, mostrar fotos, e pedir para ver fotos de cirurgias realizadas pelo próprio médico. Nessas consultas deve ser construída uma relação médico-paciente, com dupla via de confiança, respeito e empatia.
Após avaliação minuciosa do médico cirurgião, serão solicitados exames a fim de certificar de que o paciente poderá realizar a cirurgia com segurança. Os exames solicitados são: exames laboratoriais direcionados para a cirurgia, e uma avaliação cardiológica e/ou avaliação pré-anestésica, variando de acordo com cada caso.
As recomendações gerais pré-procedimento são:
. Interromper o uso de medicamentos anticoagulantes;
. Não fumar por, pelo menos, 1 mês antes da cirurgia;
. Não usar cremes ou maquiagem faciais na véspera e no dia da cirurgia;
. Realizar jejum de acordo com a recomendação médica (8 horas antes da cirurgia).
COMO É O PÓS OPERATÓRIO DA BLEFAROPLASTIA?
De um modo geral, a Blefaroplastia é uma cirurgia que cursa com um pós-operatório muito tranquilo e praticamente sem dor.
E em casos raros de dor ou sensibilidade, pode-se lançar mão de medicamentos analgésicos prescritos pelo próprio cirurgião. As primeiras 72h são as que os pacientes apresentam maiores edemas e roxos ao redor dos olhos, esses efeitos são normais e informados ao paciente, sempre tranquilizamos o paciente informando que os mesmos desaparecem em até duas semanas.
Entre 07 e 15 dias, o paciente tem o primeiro retorno com o médico para avaliação do paciente e retirada dos pontos.
A maioria dos pacientes retornam às atividades normais, com exceção de atividade física, sem qualquer problema entre 15 á 20 dias da Blefaroplastia, mas sempre com bastante cautela e cuidados especiais principalmente nas primeiras duas semanas pós-cirurgia.
Sintomas como sensibilidade à luz, ardência ocular, coceira nos olhos ou no local dos pontos, lacrimejamento ou sensação de corpo estranho, podem existir e são facilmente contornados com o uso de colírios prescritos pelo médico.
RECOMENDAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS:
. Para ajudar no edema já esperado pós Blefaroplastia é recomendado o uso de compressas geladas nas primeiras 48 horas de pós-cirurgia;
. O uso das lentes de contato só é permitido após 30 dias da cirurgia;
. As atividades físicas como caminhadas são permitidas após 30 dias da cirurgia;
. A exposição solar é liberada apenas após 90 dias de realização da Blefaroplastia pelo fato das pálpebras serem um local de difícil proteção na sua totalidade da exposição aos raios UVA e UVB, mesmo com o uso de óculos escuros;
. O resultado estético final é observado apenas após seis meses pós-operatório, período em que a já houve uma acomodação dos tecidos e a diminuição do inchaço local.
TEMPO DE DURAÇÃO DA CIRURGIA:
A cirurgia de Blefaroplastia apesar de ter longa durabilidade, não é eterna. O processo de envelhecimento evolui, e com ele, a degradação do colágeno continua, contribuindo assim para o surgimento de novas rugas e flacidez. Portanto, a realização de tratamentos complementares podem ser muito benéficos para a manutenção dos resultados da cirurgia. A intensidade e a duração dos efeitos do tratamento, dependem das características individuais de cicatrização de cada paciente.
QUAL O VALOR DE UMA BLEFAROPLASTIA?
Essa é sempre a principal pergunta tanto por aqui, quanto no meu consultório. Porém, não conseguimos passar valores de forma responsável e correta, sem antes termos uma avaliação individual e presencial do paciente. Assim, a resposta mais adequada é: o preço depende de cada caso. ⠀
Primeiramente, para passar um orçamento correto é fundamental que o médico avalie não somente a queixa do paciente, como exames específicos que vão nos dizer se a cirurgia será mesmo a melhor indicação.
Outros fatores que também são importantes e devem ser avaliados são: o paciente também tem uma ptose associada? De um ou de ambos os olhos? Possui flacidez? Vai ser necessário outras técnicas para corrigir essa flacidez? Qual é a técnica mais adequada para esse paciente? Qual será a duração média do procedimento?
Tudo isso influencia diretamente nos valores da equipe, do bloco cirúrgico e dos materiais utilizados.
Um fator que também deve ser levado em consideração pelos pacientes ao orçar o seu procedimento, é a experiência do seu médico cirurgião. A qualificação médica através dos inúmeros anos de estudos, especializações e as atualizações do mesmo faz toda a diferença para uma cirurgia mais segura e que renda resultados satisfatórios.